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Registros recuperados : 165 | |
5. | | RACHWAL, M. F. G. O solo. In: SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA PARA MULTIPLICADORES, 2002, Colombo. Os seis elementos: água, ar, solo, flora, fauna, ser humano: trabalhos apresentados. Colombo: Embrapa Florestas, 2003. p. 73-110 (Embrapa Florestas. Documentos, 84). Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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12. | | MENDES, A. C.; RACHWAL, M. F. G. O uso popular da cataia (Drymis brasilienesis). In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 2., 2003, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2003. 051R. 1 Cd-rom. (Embrapa Florestas. Documentos, 86). Organizado por Patricia Póvoa de Mattos, Celso Garcia Auer, Rejane Stumpf Sberze, Katia Regina Pichelli e Paulo César Botosso. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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13. | | CURCIO, G. R.; RACHWAL, M. F. G.; KOEHLER, C. W. Analise comparativa de caracteristicas e propriedades quimicas, fisicas e morfologicas de um cambissolo textura argilosa sob plantio de spp e sob capoeira. In: CONGRESSO FLORESTAL PANAMERICANO, 1.; CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 7., 1993, Curitiba. Floresta para o Desenvolvimento: Política, Ambiente, Tecnologia e Mercado: anais. São Paulo: SBS; [S.l.]: SBEF, 1993. v. 2, p. 732. Resumo. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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16. | | RADOMSKI, M. I.; RACHWAL, M. F. G.; CURCIO, G. R. Caracterizacao de tres diferentes ambientes edaficos e sua influencia sobre o peso de folhas de Maytenus ilicifolia (Espinheira-Santa), especie medicinal nativa da regiao sul do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 25., 1995, VIÇOSA, MG. O Solo nos Grandes Domínios Morfoclimáticos do Brasil e o Desenvolvimento Sustentado: resumos expandidos. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira do Solo: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 1995. v. 3, p. 1419-1421. Biblioteca(s): Embrapa Florestas; Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
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18. | | WISNIEWSKI, C.; CURCIO, G. R.; RACHWAL, M. F. G. Caracteristicas fisicas, quimicas e morfologicas do horizonte A de solos litolicos substrato siltito, em diferentes estagios sucessionais da floresta ombrofila mista na regiao de Irati, PR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 25., 1995, VIÇOSA, MG. O Solo nos Grandes Domínios Morfoclimáticos do Brasil e o Desenvolvimento Sustentado: resumos expandidos. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira do Solo: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Solos, 1995. v. 2, p. 913-915. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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Registros recuperados : 165 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
16/08/2007 |
Data da última atualização: |
02/03/2015 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
RACHWAL, M. F. G. |
Título: |
Avaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2006. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 28). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Produção. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/41590/1/BPD28_CD.pdf
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Marc: |
LEADER 01900nam a2200157 a 4500 001 1312804 005 2015-03-02 008 2006 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aRACHWAL, M. F. G. 245 $aAvaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. 260 $aColombo: Embrapa Florestas$c2006 300 $c1 CD-ROM. 490 $a(Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 28). 520 $aO método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. 650 $aEducação Ambiental 650 $aProdução
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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